Neuza de Jesus Carneiro se aposenta após anos de contribuição para o Estado

17/12/2024 17/12/2024 18:46 826 visualizações

Minha aposentadoria chegou!

 

Quando estamos começando a pensar em se aposentar. Quando a gente faz os cálculos e você vê que já tem mais dois anos, três anos, sete anos. Parece que a pessoa tem medo de enfrentar isso. Será uma barreira, um obstáculo. A primeira preocupação que se tem que vencer é o seguinte: aposentadoria não é ficar nas alcovas. Significa uma proposta de uma nova vida, de deixar o serviço que ficastes mais de trinta anos acordando cedo e ir para o labor.

 

A minha aposentadoria chegou e espero que ela seja vivenciada de diferentes formas, que venha por meio de uma vida de dedicação e de nova fase a ser descoberta, de viagens, de só ir ali e voltar, de ficar mais e sem compromisso com o horário.

 

O certo é que, por decreto, a pessoa está aposentada do dia para a noite, mas não se sente aposentada na mesma velocidade, uma vez que é necessário se acostumar com novos hábitos, lugares e novas rotinas, e começar a se redescobrir para outras rotinas, seja na área do lazer, viagens, sair da zona de conforto e ter quebras ou corte de novas realidade.

 

Aposentar-se não é simplesmente a decisão mais importante, mas, sim, as medidas incorporadas a este processo de transição, incluindo o antes e o depois, em uma perspectiva longitudinal (SANTOS, 1990; SILVA, 1999; GUILLEMARD, 2002; WANG e SHULTZ, 2010).

 

Após dedicar muitas horas, dias e anos da vida para uma profissão, para alguns, finalmente chega aquela sensação de dever cumprido, de contribuição para sociedade, para comunidade e para o órgão ou empresa na qual a pessoa trabalhou. Mas e depois, o que vêm? As palavras que me vêm à cabeça são recomeço e propósito de uma nova realidade.

 

Não pretendo ficar só em casa, ainda tenho muito tempo pra viver a vida, ter mais tempo com os filhos, neta e conhecer lugares novos e sempre conhecer pessoas e amizade novas, para este novo meu COTIDIANO.

 

Enfim, um agradecimento especial  da turma da Automação Fiscal da Secretaria da Fazenda, onde fiquei vinte e dois anos no mesmo setor: Carlos Zagallo (ex-chefe), Arlena, Gláucia, Hilbenir, Neide, Marciane, Morgana e Sônia.

 

Neuza de Jesus Carneiro Silva

Auditora Fiscal do Estado Tocantins 

Aposentada em 04/10/2024