Nesta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Tocantins realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal, atendendo ao requerimento do Deputado Nilton Franco. A cerimônia reuniu autoridades estaduais, representantes de entidades e auditores fiscais para celebrar a importância da categoria para o desenvolvimento do estado.
Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Aparecido Silva, representando o Governador; o Presidente do SINDIFISCAL, José Rogério Silva Jatobá; o Presidente do SINDARE, Jorge Antônio da Silva Couto; e outras autoridades, como o Prefeito de Aparecida do Rio Negro, Suzano Lino Marques, e o Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Tesouro Municipal de Palmas, Ricardo Ferreira Nominato.
Entre os homenageados, os auditores Alessandro Ramos Marques; Ana Rogéria Engelberg da Silva; Luiz Alberto Brasil de Carvalho; Márcia Mantovani; Maria José Bezerra de Carvalho; Maria Magaly Guedes Faision Santana e Maria Rejane Barros de Brito, receberam a Comenda Honra ao Mérito SINDIFISCAL. Já a maior honraria, a Comenda Dorival Roriz Guedes Coelho, foi entregue ao ex-governador Moisés Avelino, representado por sua sobrinha, Mônica Avelino Arrais e ao ao ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-senador José Bonifácio Gomes de Souza, representado por seu irmão, Antônio Gregório de Sousa Neto.
Também receberam homenagem os auditores fiscais Balbina Rufino Da Silva; José Rogério Silva Jatobá; Regina Rodrigues Rezende; Saulo Barreira Silva; Severino Gonçalves da Costa Junior, representado pelo seu filho, Pedro Vitor Maia Gonçalves da Costa; João Paulo Coelho Neto; Donizeth Aparecido Silva; Suzano Lino Marques; Jales Pinheiro Barros; Hyun Suk Lee; Silene Lima Oliveira; Jorge Antônio da Silva Couto; Antônio Justo da Silva Filho “Baianinho”; Carlos Pereira Campos.
Representando o SINDIFISCAL, o Diretor Administrativo-Financeiro, Saulo Barreira, proferiu um discurso emocionante em nome do Presidente Rogério Jatobá. Em sua fala, destacou o comprometimento da atual diretoria com a união da categoria fiscal. Ele reforçou a importância de um único sindicato representando os auditores fiscais, com base no princípio da unicidade sindical, como passo fundamental para fortalecer ainda mais a classe. "Estamos prontos, desprovidos de vaidades, para essa nova fase de atuação sindical, buscando avançar de forma unificada e coesa", enfatizou Saulo.
Outro ponto de destaque em sua fala foi a luta pela quebra do subteto único dos servidores públicos. Saulo apelou à Assembleia Legislativa para que considere a disparidade existente, visto que o Tocantins possui o menor subteto remuneratório do país. “Não é razoável que parte de nossos salários seja surrupiada, especialmente considerando que estamos entre os primeiros em crescimento econômico, mas os últimos em remuneração. É um contrassenso que precisamos corrigir com urgência”, afirmou. Além disso, ele ressaltou o compromisso com a construção de uma Lei Orgânica da Administração Tributária, essencial para consolidar os direitos e deveres dos auditores fiscais.
Saulo Barreira concluiu sua fala destacando a importância do papel dos auditores fiscais no fortalecimento do Tocantins. "Somos parte fundamental na construção do Estado, garantindo não apenas o equilíbrio fiscal, mas promovendo justiça tributária e contribuindo diretamente para a qualidade de vida da nossa população. Que possamos continuar unidos e comprometidos em nossa missão, levando o Tocantins a alcançar novos patamares de desenvolvimento", afirmou.
A homenagem reforça o reconhecimento do trabalho dos auditores fiscais, profissionais essenciais para a arrecadação e fiscalização tributária, pilares do crescimento econômico do estado. O SINDIFISCAL agradece a celebração e reforça seu compromisso com a categoria e o fortalecimento da carreira fiscal no Tocantins.