Solicitação inclui também pedido para quê servidores sejam testados para covid-19
O Sindicato dos Auditores da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal) solicitou à Secretaria Estadual da Saúde (SES) que os auditores fiscais que atuam nos postos e unidades volantes nas fronteiras do estado sejam incluídos na segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe, e também que sejam testados para a covd-19, doença causa pelo novo coronavírus.
O pedido foi feito ainda no dia 24 de abril. Desde então, a diretoria do Sindifiscal tem tentado agendar uma visita ao secretário da pasta, Edgar Tolini, para tratar do assunto diferente com o gestor. A segunda fase de vacinação contra a gripe teve início no dia 16 de abril e contempla entre outros grupos, os caminhoneiros que devem se vacinar ao chegar nos postos fiscais das fronteiras do estado.
No pedido o Sindifiscal ressaltou que, em geral, os caminhoneiros são recepcionados no Estado do Tocantins pelos auditores fiscais que lidam diretamente com pessoas vindas de diversas partes do país, tornando-se, portanto, servidores expostos ao risco de contaminação pela gripe e também pelo novo coronavírus.
A inclusão dos auditores fiscais nos grupos de vacinação contra gripe não deve causar maiores gastos à Secretaria de Saúde do Estado, uma vez que a maior parte dos auditores já deve ter sido imunizada por fazer parte dos grupos de risco - pessoas acima de 60 anos ou com doenças crônicas.
A solicitação do sindicato tem como objetivo a segurança e proteção à saúde dos auditores fiscais e servidores da Secretaria da Fazenda. Dentre as medidas de prevenção, o Sindifiscal também distribuiu no mês passado 1200 máscaras de proteção e 500 unidades de álcool em gel nas unidades de fiscalização do Estado do Tocantins.
8 de Janeiro de 2025 às 21:15