Planos de saúde e odontológico sofrem reajuste em dezembro e janeiro

11/12/2020 06/01/2021 12:15 2252 visualizações

O mês de dezembro é data de reajuste nas mensalidades do plano de saúde do contrato entre Sindifiscal e Unimed Palmas. A atualização, de acordo com a Unimed, será de 4,29%. 

Entretanto, segundo a operadora, por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o reajuste do plano de saúde será temporariamente suspenso em razão da pandemia de covid-19. 

Dessa forma, o valor referente ao reajuste será cobrado posteriormente, de acordo com normas que serão estabelecidas pela própria ANS. 

O índice de 4,29% é resultado da chamada sinistralidade, que é apurada calculando-se a razão entre todas as despesas e as receitas provenientes das mensalidades e das participações. De acordo com a operadora, quando o índice de sinistralidade fica alto, com despesas acima do patamar fixado no contrato, deve haver o reajuste técnico para recompor as perdas que a operadora teve durante o ano. 

A atualização é anual e leva em conta, além da sinistralidade, também o reajuste financeiro de acordo com o índice inflacionário do período. 

Plano odontológico 

Já no mês de janeiro de 2021 também serão reajustadas as mensalidades do plano de saúde odontológico entre o Sindifiscal e a Bradesco Dental. O valor da correção será de 3,14%. 

O Reajuste Financeiro do Prêmio está previsto em contrato e será aplicado a partir de 1º de janeiro de 2021, data de celebração da parceria. 

De acordo com a Bradesco Dental, a atualização anual encontra-se em conformidade com a Resolução Normativa nº 389 da ANS, órgão que regulamenta o setor.